Viana do Castelo

Este concelho engloba 40 freguesias, sendo limitado a Oeste pelo oceano Atlântico e atravessado ao meio pelo curso do rio Lima.
Com carta de foral desde 1258, este povoado iniciou a sua existência muito antes, no topo do monte de Santa Luzia onde se podem observar os restos de um castro (citânia) habitado pelo menos desde 2000 a.C.. A partir da Reconquista Cristã o povoamento deslocou-se para as margens do Lima, tendo sido concluída em 1374 a primeira fortificação, muralhada, da vila, já inserida nesta altura numa posição privilegiada nas Rotas de Santiago de Compostela.
O património construído do concelho é muito rico, destacando-se inúmeras casas senhoriais (como a Casa dos Arcos e a Casa dos Medalhões), castros (Santa Luzia, Sabariz e Corôa), igrejas (como a de Santa Cruz e da da Misericórdia de Viana do Castelo), assim como palácios e palacetes, pontes romanas, pelourinhos, fortes e diversos tipos de arquitectura tradicional (como moinhos).
Do património natural destaca-se a Paisagem Protegida do Litoral Norte, o rio Lima e a Serra de Arga, inseridos na Rede Natura.

viana_castelo_mapa