Ponte de Lima

Este concelho engloba 51 freguesias, sendo atravessado a meio pelo curso do rio Lima, e limitado a Norte pelas serras de Arga e de Corno do Bico.
Com carta de foral desde 1125, é a mais antiga vila do distrito, nessa altura conhecida como Terra de Ponte, atestando já nessa altura a importância da ponte que desde sempre deu significado e nome ao concelho. No século XIV foi muralhada por ordem de D.Pedro I, reforçando-se a sua posição estratégica e prosperando com o comércio e a passagem dos milhares de peregrinos a caminho de Santiago de Compostela.
Ponte de Lima possui por isso um dos mais ricos espólios monumentais do distrito, desde castros pré-históricos e pontes romanas e românicas (Estorãos, Arquinho e Ponte de Lima), a numerosos exemplos de arquitectura religiosa (como a Capela do Anjo da Guarda ou a Igreja de São Salvador de Rebordões), militar (Torre de Refóios), mas sobretudo civil (casas senhoriais, solares, palácios e pelourinhos).
Do património natural destaca-se a pequena mas rica área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, e o Rio Lima (Rede Natura).

ponte_lima_mapa