Um Planeta - Múltiplos Desafios
Alterações Climáticas

É a inclinação da Terra sobre o seu eixo que modela o clima nos vários paralelos, que influencia as correntes oceânicas, os ventos e a humidade nos diversos níveis da atmosfera.
O homem também interfere no clima. Desde a revolução industrial que gases como o dióxido de carbono (CO2), resultantes da queima do carvão e do petróleo, têm vindo a acumular-se na atmosfera.
Todas as evidências científicas confirmam que a acumulação do CO2, e de outros gases como o metano (CH4), tem aumentado a pelica filtradora dos raios solares da atmosfera, acentuando o seu efeito de estufa.

alteracoes_climaticas

 

O agravamento do efeito de estufa está a criar perturbações na pluviosidade, na regularidade e equilíbrio das temperaturas, assim como está a acentuar fenómenos atmosféricos extremos, como tufões, tornados, trombas de água e secas.
http://meteo.pt/pt/

A poupança e a eficiência energética, a reutilização, a reciclagem, o aproveitamento das energias renováveis, a criação de redes eléctricas inteligentes, o desenvolvimento de novos paradigmas tecnológicos e de organização, são alguns dos caminhos para contrariar o que é um dos maiores desafios que a Humanidade enfrenta na actualidade, as alterações climáticas.
https://www.ippc.int