Um Planeta - Múltiplos Desafios
Pegada Ecológica

Todas as espécies vivas estão em inter-relação, ou seja, todas dependem umas das outras. Destruir uma que seja é atentar contra a estrutura viva global.
O conceito de pegada ecológica articula-se com este conceito, com o uso equilibrado dos recursos de forma que estes permitam sustentar as gerações seguintes.
A Humanidade no curso do seu desenvolvimento tem causado a destruição de inúmeras espécies, a alteração de muitos habitats e o esgotamento de muitos recursos. Porém, através de novas tecnologias e desenvolvimentos científicos, e capacidade de organização social, a Humanidade tem conseguido superar muitos dos constrangimentos provocados pela sua acção.
A queima de carvão foi o elemento de base que pôs a funcionar as primeiras máquinas a vapor, seja para fins industriais, seja para o transporte de pessoas e mercadorias.

pegada_ecologica

 

Será que a biosfera terá capacidade para resistir a 12 mil milhões de seres humanos, mantendo-se o ritmo de crescimento populacional, e considerando o que isso implica em termos de ocupação de solos e de utilização de recursos?
http://www.novomilenio.inf.br/porto/mapas/nmpop.htm

O importante é que cada um de nós contribua para não aumentar a dimensão da sua pegada ecológica, abrindo assim caminho para a sustentabilidade do nosso planeta.
http://www.myfootprint.org/