Um Planeta - Múltiplos Desafios
Biodiversidade

A expressão Biodiversidade engloba toda a variedade de organismos vivos do planeta e as diversas formas como ocorrem. Inclui as diferenças entre as espécies, entre as próprias espécies e os habitats nos quais vivem.
Cada espécie é única, mas o que as torna imprescindíveis é a sua relação e equilíbrio. A evolução, conforme nos é descrita na ”Origem das Espécies” de Charles Darwin, é como um mosaico em que a quantidade e variação das folhas e galhos da árvore da vida estão todas em articulação, dependência e constante adaptação.

biodiversidade

O Homem é resultado de um processo de evolução para o qual o ambiente e a biodiversidade tiveram um papel determinante.
http://www.darwin2009.pt

Hoje em dia desaparece pelo menos uma espécie viva em cada 15 minutos, e muitas estão seriamente ameaçadas dado o seu número reduzido comprometer a sua reprodução futura. A Convenção sobre a Biodiversidade Biológica, em 1992, constituiu um marco de referência das melhores intenções da Humanidade em relação às espécies vivas e ao ambiente que as sustenta.
http://www.cbd.int/

Em Portugal a responsabilidade pela protecção das espécies passa por todos nós, embora seja ao Estado que recaem as a maiores responsabilidades na execução das politicas de conservação da natureza e da biodiversidade.
http://portal.icnb.pt/