Sustentabilidade
Energias Renováveis - ÉOLICA

O vento é ar em movimento, resultante dos diferenciais de pressão e temperatura atmosféricas provocadas pelo sol.
O vento é um dos grandes criadores de paisagens, sendo um agente erosivo, que actua especialmente em desertos ou planícies ou perto da costa, e interfere com o clima e a biodiversidade arrastando sementes ou modelando fogos.
Desde sempre o vento tem sido aproveitado pelo homem para a disseminação da humanidade, dos transportes marítimos em lógicas de conquista ou para descoberta de novos mundos, aos moinhos tradicionais, para moer cereal, sendo a sua posse um símbolo de poder e riqueza até ao século XIX. Desde sempre a força do vento convertida em energia tem acompanhado o nosso viver em sociedade.
http://moinhosdeportugal.no.sapo.pt/

eolica

Hoje, continuando ainda essas formas de utilização do vento, seja em lógicas artesanais e museológicas, seja em desportos náuticos, é nos parque eólicos que pensamos quando falamos em energia do vento ou energia eólica.
Os parques eólicos são constituídos por um ou mais aerogeradores, nos quais uma turbina movida pelo vento acciona um gerador de electricidade, que transforma, assim, a energia cinética do vento em energia mecânica, e esta em energia eléctrica.
http://www.aerogeradores.org/

Desde os finais dos anos 80 do século passado que se tem vindo a instalar no nosso país parques eólicos para a produção de electricidade. Hoje cerca de 19% da electricidade que consumimos tem como origem a energia eólica.